05 Maneiras de Inspirar e Motivar seus Funcionários

Enquanto muitos líderes de sucesso sabem lidar com os detalhes práticos de um negócio, eles podem ficar aquém em inspirar e motivar sua força de trabalho. Como dizia o sexto presidente americano, John Quincy Adams, “se suas ações inspiram os outros a sonharem mais, aprenderem mais, fazerem mais e se tornarem mais do que são, você é um líder”.

Um estudo feito pela Harvard Business Review pesquisou cerca de 300 mil líderes, pares e subordinados para determinar quais habilidades têm maior impacto no sucesso de um líder, pedindo para os respondentes avaliarem 16 competências de gestores em 4 níveis de autoridade. Das 16 competências, a “habilidade de inspirar e motivar os outros” foi vista como a mais importante em todas as posições de gestão.


Aqui estão 5 formas de inspirar e motivar seus funcionários:


1. Seja acessível. Seja disponível, informado e receptivo. Tenha tempo para breves conversas espontâneas com os colegas. Somente ouvindo ativamente os funcionários irá fazê-lo descobrir o que motiva sua força de trabalho.


2. Reconheça desempenhos satisfatórios. Se esforce para ver as pessoas “fazendo as coisas certas” e as agradeça por seus esforços – de preferência na frente dos colegas. Programas de reconhecimento formal fornecem uma estrutura para feedbacks contínuos, mas nunca subestime o valor de gestos informais de gratidão.


3. Forneça feedbacks e treinamentos. Funcionários precisam saber exatamente o que eles estão fazendo de certo e de errado, e isto exige feedbacks contínuos e específicos dos gestores. Procure oportunidades e momentos para fornecer treinamentos e desenvolvimento informais.


4. Ofereça visão sobre o contexto geral. Equipes precisam se focar em uma visão coletiva e entender como suas responsabilidades individuais impactam na totalidade da empresa. Ao fazer isto, todos os membros da equipe compartilharão as responsabilidades – em vez de apenas se concentrarem em seus papéis individuais.


5. Atue decisivamente. Funcionários respeitam líderes que assumem responsabilidades e que atuem com integridade e determinação. Há tranquilidade em saber que seu líder tem o controle e que as coisas não sairão dos trilhos.


Líderes falham em inspirar e motivar quando não conseguem demonstrar confiança, respeito, integridade e interesse. Pratique estas técnicas e seus funcionários se sentirão não apenas valorizados e engajados, mas eles vão querer ir muito mais além.

 

Por Lee Hecht Harrison